Oi Pessoal!

Outra tendência que apareceu forte nas passarelas e é promessa para o SS16/17 é o PLISSADO. Mas será? Conheço muitas pessoas que têm receio porque já fizeram em outras coleções e não tiveram uma resposta boa. Mas o que percebi também é que muita gente usa o plissado na sua coleção sempre da mesma maneira… não tenta criar, inovar, dar uma cara diferente. Por isso separei algumas imagens de desfile para inspirar vocês e alguns tecidos da minha pesquisa que são super diferentes e eu amei.

Como o meu objetivo é ser sempre mais didática e passar informação da maneira mais fácil e prática, montei alguns grupos.

PLISSADO COM BRILHO

Nesse grupo, o plissado é em tecido brilhante. No vestido abaixo misturar com renda vazada deixou super sexy. Esse tipo de brilho dá um ar tecnológico que é quebrado pelo modelo e pela renda que são bem femininos. A mistura bem feita de tendências diferentes sempre resulta em peças atuais.

ERMANNO SCERVINO 01

O artigo Zulus da Honey Tex é muito essa cara contemporânea. Abaixo a cartela de cores.

HONEY-ZULUS-COD

Foto de perto para vocês verem melhor.

HONEY-ZULUS-DES

Aqui o plissado é em tecido brilhante mas com transparência e bem mais fluido, cara de malha mesmo.

VIONNET 01

O Sissi Gloss da Honey Tex foi um achado. Amei esse tecido e ele pode ser usado tanto para modelos casuais, quanto numa linha semi-festa.

HONEY-SISI-GLOSS-COD

Foto da variante original.

HONEY-SISI-GLOSS

Aqui para vocês terem uma idéia melhor da transparência e da gramatura do tecido.

HONEY-SISI-GLOSS-DET

A variante dourada (186) é linda!

HONEY-SISI GLOSS-DOURADO

PLISSADO LISO

Nesse grupo o plissado é da maneira mais comum que estamos acostumados a ver. Mas quero mostrar como a escolha do modelo e de alguns tipos de mistura e detalhe fazem toda a diferença. O vestido abaixo por exemplo, é super sexy, tem aviamento de metal com pingente no pescoço que parece um colar e fitas bordadas no tórax.

VALENTINO 01

Aqui a combinação de cores é bem chamativa, não funciona para qualquer público-alvo. Mas o modelo em si (com os recortes vazados) é comercial, atual e fica lindo todo de uma cor com os vivos em material com brilho ou trabalhado. Uma segunda variação seria fazer bicolor. E a minha terceira sugestão é na parte de cima vocês usarem malha jacquard (lisa ou com desenho) que é mais estruturada e tem elastano, e na saia chiffon.

DSQUARED 2 02

Aqui um vestido lindo de malha listrada com a saia plissada transparente por cima. O zíper de nylon grosso sobre as listras deixa o modelo super jovem e descolado. A saia plissada pode ser mais curta mantendo a fenda. Fica mais comercial.

DSQUARED 2 06

Esse vestido aparentemente básico chama a atenção pela modelagem com cara de esportivo na parte de cima. Isso quebra aquele ar “careta” e “de velha” que muitas pessoas associam ao plissado. Misturar tecidos fazendo a parte de cima em malha e a saia em tecido plano com certeza enriquece a peça.

RALPH LAUREN 02

A seguir alguns tecidos plissados da Honey Tex em chiffon liso. Notem que na cartela tem o Rosa Quartzo (1802) e o Azul Serenity (2962) que foram as apostas da Pantone para o SS16/17.

HONEY-YERI-DSN01-COD

HONEY-YERI-DSN01

Amei o artigo YERI dsn 02 da Honey Tex porque é um plissado com desenho diferente. É um efeito zig zag que lembra Missoni.

HONEY-YERI-DSN02-COD

HONEY-YERI-DSN02

Já o artigo YERI dsn 04 da Honey Tex é um plissado com efeito de ondas. Lindo e super diferente.

HONEY-YERI-DSN04-COD

HONEY-YERI-DSN04

PLISSADO ESTAMPADO

Nesse grupo separei algumas imagens de plissado estampado que fogem um pouco do convencional. No vestido a seguir além de plissado estampado, ele também tem um brilho molhado.

CUSTO BARCELONA 01

Aqui um plissado mais fino em estampa de pássaros com cores de camuflado.

SONIA RYKIEL 01

AMEI esse vestido! O plissado na estampa é só em algumas partes da saia. E notem os detalhes, listrado no decote e detalhe do ombro, cós trabalhado logo abaixo do busto, patchwork de estampas. Não acho que esse seja um vestido com muita informação no sentido negativo porque está tudo harmônico.

TOMMY HILFIGER 08

Aqui podemos observar só a blusa estampada. O plissado como detalhe no centro e a mistura com tecido transparente devorê que tem os mesmos motivos da estampa. Gostei muito do recorte que deixa o ombro vazado. O foco nos ombros continua para o SS16/17.

SACAI 03

SACAI 02

PLISSADO ROMÂNTICO

Nesse grupo quero mostrar como dar uma cara delicada e romântica ao plissado. O novo mesmo é fazer ele mais estreito. Nos modelos abaixo ele é em tecido com a estampa bem miúda em cores delicadas.

ETRO 08

ETRO 09

Eu me apaixonei por essa renda da MARLES que é o artigo LC-1640124A. A seguir a cartela de cores.

MARLES-LC-1640124A-VAR

Foto mais de perto para vocês verem melhor. A base dessa renda é um tule e o efeito plissado bem fininho.

MARLES-LC-1640124A-DES

PLISSADO SEXY

Esse grupo vai mostrar como o plissado pode ser sexy. O vestido a seguir tem a saia plissada em tule e o modelo em si é bem sexy. As tiras com as argolas de metal são super atuais. Para ficar comercial vocês podem dar uma enxugada e deixar com menos detalhes, menos vazados. Mas essa imagem já serve para nos inspirar bastante.

EMANUEL UNGARO 01

Quem me segue no Snapchat já viu no mês passado e nesse mês um vestido da Animale em malha listrada bem levinha. E se fizermos um plissado mais espaçado como na foto abaixo tenho certeza que vai ficar lindo. Quem ainda não me segue no Snapchat, me adicione: suzicristinalee. Todo mês tem release das revistas de moda nacional.

Plissado Emilio Pucci 2

PLISSADO BICOLOR

Achei lindo esse efeito bicolor no plissado.

STELLA MCCARTNEY 06

STELLA MCCARTNEY 05

STELLA MCCARTNEY 01

STELLA MCCARTNEY 09

Aqui o plissado parece ser em malha ou tricô, com o efeito de transparência nas partes claras.

SALVATORE FERRAGAMO 02

A seguir alguns artigos da MARLES que super entram nessa tendência e eu adorei. O primeiro é um bicolor liso, artigo PS-2950004A.

MARLES-PS-2950004A-DES

A foto abaixo dá para ver bem o efeito bicolor desse artigo e que aparece quando a pessoa se movimenta.

MARLES-PS-2950004A-DET

A sequência a seguir são de artigos da Marles que tem esse efeito bicolor com estampa. Achei diferentes e lindos.

Artigo PS-0350006A (frente)

MARLES-PS-0350006A-FRENTE

Artigo PS-0350006A (verso)

MARLES-PS-0350006A-VERSO

PS-0350006A (aberto)

MARLES-PS-0350006A-VAR

Artigo PS-1640007A (frente)

MARLES-PS-1640007A-DES

PS-1640007A-VAR2 (verso)

MARLES-PS-1640007A-VAR2-VERSO

PS-1640007A (verso da outra variante)
MARLES-PS-1640007A-VERSO

PS-1640007A (aberto)
MARLES-PS-1640007A-VAR

Artigo PS-0490005A (verso)

MARLES-PS-0490005A-VERSO

PS-0490005A (verso das outras variantes)

MARLES-PS-0490005A-VAR-VERSO

PS-0490005A (efeito aberto)

MARLES-PS-0490005A-VAR

E aí, gostaram do post? Para finalizar algumas observações importantes. Vocês devem ter notado que em geral para trabalharmos o plissado é legal usá-lo em detalhes ao invés de peça inteira. O novo no plissado são as larguras mais estreitas, confirmei isso na minha viagem de pesquisa e nas pesquisas de tecido que fiz para o verão. Nesse post mostrei como o plissado não merece o rótulo de “careta” e “de velha”que habita a cabeça de algumas pessoas. O segredo para fazer roupa bonita, não só no plissado mas em geral é pensar bem nas matérias-primas (tecidos, aviamentos) e nos detalhes. Uma roupa trabalhada não significa que ela deve ser poluída, mas sim bem pensada, com detalhes de aviamento e modelagem que façam a diferença. Misturas de tecido e texturas, harmonia de cores… Para vocês terem idéia de como trabalhar tudo isso não basta somente pesquisar em revistas de moda, sites de moda, blogs de moda. Para enriquecer seu repertório, interessem-se por outras coisas… arte, decoração, história… Tudo isso te dá mais bagagem para trabalhar a moda de maneira diferente e criativa.

Quem quiser mais informações sobre os tecidos desse post, é só entrar no menu Parceiros na Página Principal. Lá vocês encontram os contatos da Marles e da Honey Tex.

Bjs!