Oi Pessoal!

No post de hoje finalizo meu resumo sobre o SPFW. Selecionei temas e imagens que eu acho que são realmente comerciais ou que podem inspirar vocês a criarem algo que funcione para a vida real. Vamos lá?

Começo falando um pouco dos tecidos que me chamaram a atenção e que eu aposto.

O Jeans vem ganhando cada vez mais força. Não somente o tecido mas a cor também. O vestido abaixo tem modelagem mais solta e detalhe de renda. Já fiz post só sobre o jeans e dei algumas dicas para quem não tem a mão de obra e maquinário específico para trabalhar essa matéria-prima. Quem ainda não leu, pode conferir aqui e aqui.

tak4879-654x983

Abaixo um exemplo para nos inspirarmos: um look com as cores de azul jeans.

tak2581-654x983

Os tecidos com Brilho também apareceram no SPFW. Podem ser mais discretos como esse vestido com estampa por cima do paetê, que deu um efeito de brilho molhado. Esse shape de camiseta para vestido é bem jovem e comercial. Experimentem fazer em viscose ou crepe com uma estampa linda. Não precisa de mais nada.

ellus2ndfloor-lookbook-spfw-verao17-lookbook-261-654x983

Os tecidos brilhantes podem ser mais chamativos como esse dourado plissado. O post anterior foi sobre o brilho em Moda de Novela e que não precisa ser usado somente à noite. Confira aqui. E quem ainda não leu, precisa conferir o post sobre Plissado. Dou várias idéias para tirar a mesmice desse efeito que muita gente acha “de velha”. Confira aquijulianajabour-spfw-verao17-lookbook-33-654x985

O tecido Devorê eu gosto muito porque é um liso com charme. Aqui quero que vocês prestem atenção no comprimento midi da bermuda (esse comprimento continua forte para as partes de baixo, vestidos e macacões). No caso de bermudas e calças nesse comprimento (e até um pouco mais longo que isso) podem ser chamados de pantacourt.

tak6878-654x983

Agora fiz uma seleção de alguns estilos que me chamaram a atenção.

O estilo Romântico foi trabalhado de uma maneira atual e nada monótona. Achei lindo esse vestido branco de couro com aplicações de couro cortado à laser e metais. Vocês podem adaptar para crepe com aplicações de guipir e metais… Já consigo imaginar esse vestido que vai ficar um arraso!

helorocha-lookbook-spfw-verao17-lookbooka-01

Nesse vestido o romântico ganha ares modernos com a combinação Preto & Branco e o detalhe das alças flúor.

isabelacapeto-spfw-verao17-lookbook-22-654x983

Amei esse vestido que tem os detalhes em azul jeans e o tecido principal é um furadinho ou rede. Esse tecido começou a aparecer muito com a tendência esportiva e agora o legal é sair do óbvio e fazer misturas inusitadas mas que dão super certo como no caso desse vestido de furadinho + renda.

isabelacapeto-spfw-verao17-lookbook-02

isabelacapeto-spfw-verao17-lookbook-01-654x983

Amei esse look que é feminino e leve. As peças são de tecido natural com textura de linho. A aplicação que parece de paetê fosco/brilhante renovou a proposta do estilo romântico porque mistura duas coisas opostas que se valorizaram.

isabelacapeto-spfw-verao17-lookbook-06

Lindo esse vestido longo com shape mais sequinho. “Listras”de renda no estampado.

isabelacapeto-spfw-verao17-lookbook-14-654x983

O estilo Clean  atualmente é associado à conceitos como assimetria, recortes, arquitetura das roupas, dobradura. Mistura de matérias com texturas diferentes ou brilhante com fosco, se forem sempre na mesma cor (que nunca será exatamente a mesma cor por causa da diferença de matéria) garantem peças lindas com essa pegada. Abaixo alguns exemplos.

gloriacoelho-lookbook-spfw-verao17-lookbook-15-654x983

gloriacoelho-lookbook-spfw-verao17-lookbook-14-654x983

gloriacoelho-lookbook-spfw-verao17-lookbook-13-654x983

Estilo Street é sempre super jovem. Notem os patches aplicados. Fiz um post sobre esse aviamento que vocês conferem aqui. O vestido camiseta que vocês viram no primeiro look da seção do estilo romântico aqui ganha outra cara. Essa modelagem é curinga e pode ser trabalhada de várias maneiras.

ellus2ndfloor-lookbook-spfw-verao17-lookbook-211-654x983

Agora fiz uma seleção de modelos interessantes. Vou começar pelos Bottoms (partes de baixo). Os três primeiros ficam lindos em tecidos estruturados de alfaiataria, jacquard e piquê.

ellus2ndfloor-lookbook-spfw-verao17-lookbook-161-654x983

ellus2ndfloor-lookbook-spfw-verao17-lookbook-021

ellus2ndfloor-lookbook-spfw-verao17-lookbook-111-654x983

Aqui um modelo de saia feminina com babados. Minha sugestão é fazer em crepe liso ou malha com os babados à fio.

gigcouture-lookbook-spfw-verao17-backstage-24-654x983

Para o SS16/17 essa calça com amarração na cintura é tendência. Pode ser ou não clochard ( clochard são essas calças mais curtas com um pouco mais de volume no quadril e secas na barra).

osklen-spfw-verao17-lookbook-072-654x873

Abaixo algumas idéias para Bodies. O Body está muito forte nas minhas pesquisas e vale a pena vocês fazerem alguns para suas coleções. Ele apareceu em Moda de Novela e na minha viagem de pesquisa também vi bastante. Quem não viu os posts anteriores confira na seção Moda de Novela na página principal.

lennyniemeyer-lookbook-spfw-verao17-lookbook-09-654x983

Aqui um modelo de blusa super justa com franzidos mas que por mim pode virar body para ser mais valorizada. A argola de metal é um aviamento forte para o verão, mas poderia ser menor.

triya-lookbook-spfw-verao17-lookbook-12-654x983

Body com um ombro só dentro da tendência da assimetria. Mistura de blocos de cor com brilho discreto e vazados.

triya-lookbook-spfw-verao17-lookbook-13-654x983

Gostei desse modelo de macacão que é bem comercial e o detalhe do aviamento de metal no decote.

tak4758-654x983

Essa blusa vocês podem fazer mais pelada só com as alcinhas ou podem fazer com manga bem mais curta. Modelo simples e lindo. Para quem os clientes não gostam de contraste, onde está mais claro, coloquem um outro tecido trabalhado na mesma cor do liso ou façam a blusa estampada com o detalhe mais claro liso.

tak4682-654x983

Esse é o vestido da família da blusa.

tak4666-654x983

Gostei desse detalhe de fazer as mangas como se fossem um babado mais largo mas sem nada de volume. Modelo com cara de verão para quem faz um estilo mais comportado mas que não deixa de ser feminino e lindo.
isabelacapeto-spfw-verao17-lookbook-19

Camisa e Amarração são duas coisas muito presentes para o Verão 16/17. As amarrações não estão somente nas camisas, elas aparecem em todos os tipos de modelagem.

tak6931-654x983

Esse look é para reforçar o Comprimento Midi e o efeito Acetinado que vem aparecendo cada vez mais. Mas eu começaria a apostar nesse efeito só no próximo inverno. Fala-se muito dos Conjuntos Pijama e do estilo Boudoir, mas eu ainda não me convenci que vá pegar forte. Vou continuar monitorando nas minhas pesquisas e mantenho vocês informados.

tak6833-654x983

Espero que tenham gostado desse resumo que procurei fazer bem mastigado, somente com informações que realmente possam resultar em produtos comerciais que tenham giro na loja. Se tiverem dúvidas ou sugestões, deixem nos comentários!

Bjs!

*imagens retiradas do site http://ffw.com.br.